A obtenção do dióxido de enxofre líquido é decorrente de um processo de várias etapas, as quais serão descritas a seguir:
Primeiramente o enxofre no estado sólido é adicionado ao cadinho de fusão, lá o enxofre é fundido através de transmissão de calor. Depois passa para o queimador, que lança o enxofre através de uma tubeira a uma alta pressão em uma câmara de combustão, resultando em um vapor de pequenas partículas de enxofre que podem queimar com muita eficiência, produzindo o dióxido de enxofre com concentração de até 18% em volume á 1200°C. Após ser produzido o SO2, ele passa juntamente com os outros gases presentes no ar pelo trocador de calor onde por um processo de trocas térmicas, em que os meios são separados por uma parede sólida, o dióxido de enxofre será resfriado e água será aquecida. Resfriados,
os gases e o SO2 em volume de 16% são bombeados para os absorvedores, que tem a finalidade de aumentar a concentração do dióxido de enxofre por meio da adição de uma solução( que pode ter diferentes concentrações e temperaturas) que tenha afinidade com os outros gases presentes, como o N2 e o O2, e os retenha para que possam ser retirados do ar aumentando a porcentagem do dióxido de enxofre presente e perdendo-o na menor quantidade possível( em torno de 0,02%). Após esse processo ainda há H20 juntamente com o SO2 em solução, então os vapores são encaminhados para a torre de vaporização para que ocorra a evaporação do solvente,que na solução em questão é a água. A vaporização da água no equipamento se dá pelo contato entre ar e água, sendo o ar mais frio do que a água que é admitida, havendo assim a transferência de água da fase líquida para a fase gás, ocorrendo, portanto a umidificação do ar. O SO2 úmido á 70°C passa agora para o resfriador para serem resfriados e encaminhados a torre de secagem para que haja a adição de H2SO4 em forma de gás aquecido e provoque a evaporação do solvente de forma rápida e uniforme pelo contato direto.Já no final do processo o dióxido de enxofre passa por um compressor para aumentar a pressão do fluido á 7 atm e também por um condensador para condensar o SO2 gasoso em líquido.Assim o SO2 será armazenado em bombonas e destinado á seus vários usos.
Quais seriam as soluções mais indicadas para a retenção de O2 e/ou N2?
ResponderExcluirDe quais fatores dependem a concentração da solução dos absorvedores ?
ResponderExcluirGrupo 2: Karine, Fernanda, Naira, Camila Barbosa e Thiago
A concentração da solução dos absorvedores depende da temperatura e da concentração dos gases afluentes.
ExcluirExiste alguma norma a respeito da utilização do dióxido do enxofre nas industrias?
ResponderExcluirPor: Grupo 6
Sim, no Brasil existe o anexo número 11 da Norma Regulamentadora 15 (NR 15) no qual, determina que no ambiente de trabalho a concentração máxima para uma exposição semanal de até 48 horas é de 4 ppm e na caracterização desta situação, o ambiente é considerado com grau de insalubridade máximo.
ExcluirPERGUNTA DO GRUPO: Obtenção Acetileno - UNIFACS
ResponderExcluirGrupo: Beatriz, Lucas Oliveira, Iris, Monica e Saulo
Após todas as etapas do processo de obtenção do SO2, qual o destino e a função do dióxido de enxofre para a sociedade.
O dióxido de enxofre pode ser utilizado como matéria prima para a produção de ácido sulfúrico, controlador da fermentação na fabricação de vinho, alvejante, usado no tratamento de água após a ação do cloro, na extração de solventes de óleos lubrificantes; na indústria de papel e celulose para fabricação de papel sulfite; como reagente em sínteses químicas, como agente desinfetante e fumigante.
ExcluirQuais os cuidados que se deve ter quando for utilizar o Dioxido de Enxofre?
ResponderExcluirGrupo8: Beatriz Ferraz, Caio Batista, Cloves Cerqueira, Gabriel Benjamin, João Gimenez e Julia Boia
O indivíduo deve estar utilizando equipamentos de proteção individual como: máscaras panorâmicas contra vapores ácidos, máscaras de fuga, luvas de borracha ou plástico, óculos de segurança para produtos químicos, aventais de borracha ou plástico e sapatos compatíveis com o produto.Lembrando-se que, o dióxido de enxofre não deve ser utilizado em locais úmidos e devem ser mantidos longe de fontes calor intenso.
ExcluirO processo que é feito para a obtenção do Dioxido de enxofre afeta o meio ambiente de alguma forma?
ResponderExcluirPor: Grupo7
Sim, todo processo químico industrial afeta o meio ambiente de alguma forma, mas no caso da obtenção do dióxido de enxonfre a ultilização de oxigênio em lugar de ar seco, no processo de combustão do enxofre, proporciona diminuição substancial de gases residuais poluentes, com consequente aumento de eficiência global do processo.
ExcluirExiste alguma outra maneira de se obter o dióxido de enxofre líquido? Qual?
ResponderExcluirGrupo – Sayle Ferreira, Amanda Simões, Manuela Casal, Gabriela Pinto, Joao Vitor, John Cantalogo e Moises Victor